O ''football'' ====O primeiro registro de um desporto semelhante ao futebol atual nos territórios bretões vem do livro ''Descriptio Nobilissimae Civitatis Londinae'', de Willian Fitztephe, em [[1175]]. A obra cita um jogo (semelhante ao ''soule'') durante a ''Schrovetide'' (espécie de [[Terça-feira Gorda]]), em que habitantes de várias cidades inglesas saíram à rua chutando uma bola de couro para comemorar a expulsão dos dinamarqueses. A bola simbolizava a cabeça de um invasor.
Por muito tempo o futebol foi meramente um festejo para os ingleses. Lentamente o esporte passou a ficar cada vez mais popular. Tanto que, no [[século XVI]], a violência do jogo era tamanha, que o escritor [[Philip Stubbes]] escreveu certa vez: "''Um jogo bárbaro, que só estimula a cólera, a inimizade, o ódio, a malícia, o rancor.''" - O que de fato, era verdade. Era comum no esporte pernas quebradas, roupas rasgadas ou dentes arrancados. Há noticias até de acidentes fatais, como a de um jogador que se afogou ao pular de uma ponte para pegar a bola. Houve também muitos assassinatos devido a rivalidade entre times. Por isso, o esporte ficou conhecido como ''mass football'', "futebol de massa".
Em [[1700]], foi proibido as formas violentas do futebol. O esporte, então, teve que mudar, e foi ganhando aspectos mais modernos. Em [[1710]], as escolas de [[Covent Garden]], [[Strand]] e [[Fleet Street]] passaram a adotar o futebol como atividade física. Com isso, ele logo ganhou novos adeptos, que saíram de esportes como o [[tiro esportivo|tiro]] e a [[esgrima]]. Com a difusão do esporte pelos colégios do país, o problema passou a ser os diferentes tipos de regra em cada escola. Duas regras de diferentes colégios ganharam destaque na época: uma, jogada só com os pés, e uma com os pés e as mãos. Criava-se, assim, o ''football'' e o ''rugby'', em [[1846]].
O CAMPO DE JOGO
DIMENSÕES
O campo de jogo será retangular. O comprimento da linha lateral deverá ser superior ao comprimento da linha de meta.
Comprimento: mínimo 90 m, máximo 120 m
Largura: mínima 45 m, máxima 90 m
PARTIDAS INTERNACIONAIS
Comprimento: mínimo 100 m, máximo 110 m
Largura: mínima 64 m, máxima 75 m
MARCAÇÃO DO CAMPO DE JOGO
O campo de jogo será marcado com linhas. As ditas linhas pertencem as áreas que demarcam.
As duas linhas de marcação mais compridas denominam-se linhas laterais. As duas mais curtas chamam-se linhas de meta.
Todas as linhas terão uma largura de 12 cm como máximo.
O campo do jogo estará dividido em duas metades, por uma linha média.
O centro do campo estará marcado com um ponto na metade da linha média, ao redor do qual se traçará um círculo com um raio de 9,15m.
A ÁREA DE META
A área de meta, situada em ambos extremos do campo de jogo, será demarcada da seguinte maneira:
Serão traçadas duas linhas perpendiculares a linha de meta, a 5,5m da parte interior de casa poste de meta. As ditas linhas se adentrarão 5,5m desde a parte interior de cada poste de meta. As ditas linhas se adentrarão 5,5m no campo de jogo e se unirão com uma linha paralela a linha de meta. A área delimitada por essas linhas mais a linha de meta será a área de meta.
A ÁREA PENAL
A área penal, situada em ambos extremos do campo de jogo, será demarcada da seguinte maneira:
Serão traçadas duas linhas perpendiculares a linha de meta, a 16,5 m, da parte interior de cada poste de meta. Essas linhas se adentrarão 16,5 m no campo de jogo e se unirão com uma linha paralela a linha de meta. A área delimitada por essas linhas e a linha de meta será a área penal.
Em cada área penal será marcado um ponto penal a 11 m de distância do pnto médio da linha entre os postes e equidistantes dos mesmos. No exterior de cada área penal se traçará, também, um semicírculo com um raio de 9,15 m desde cada ponto penal.
BANDEIRAS DE CANTO
Em cada canto será colocado um poste não pontiagudo com uma bandeirinha. A altura mínima do poste será de 1,5m de altura.
Também poderão colocar bandeirinhas em cada extremo da linha média, a uma distância mínima de 1 m do exterior da linha lateral.
A ÁREA DE CANTO
Se traçará um quadrante com um raio de 1 m desde cada bandeirinha de canto ao interior do campo de jogo.
AS METAS
As metas serão colocadas no centro de cada linha de meta
Consistirão em dois postes verticais, equidistantes das bandeirinhas de canto e unidos na parte superior por uma barra horizontal (travessão).
A distância entre os postes será de 7,32 m e a distãncia da borda inferior do travessão ao solo será de 2,4 m.
Os postes e o travessão terão a mesma largura e espessura, com o máximo de 12 cm. As linhas de meta terão as mesmas dimensões que os poestes e o travessão. Poderão ser colocadas redes fixadas nas metas e no solo atrás da meta, com a condição de que estejam presas de forma conveniente e não atrapalhem o goleiro.
Os postes e os travessões deverão ser de cor branca.
SEGURANÇA
Os postes deverão estar fixados firmemente no solo. Poderão ser utilizadas metas móveis somente em caso de que se cumpra esta exigência.
A BOLA
PROPRIEDADES E MEDIDAS:
A bola
será esférica;
será de couro ou outro material adequado;
terá uma circunferência não superior a 70 cm e não inferior a 68 cm;
terá um peso não superior a 450g e não inferior a 410g, no começo da partida;
terá uma pressão equivalente a 0,6 - 1,1 atmosferas (600 - 1100 g/cm²) ao nível do mar.
Substituição de uma bola defeituosa
Se a bola estoura ou se danifica durante uma partida:
o jogo será interrompido;
o jogo se reiniciará por meio de bola ao chão, executada com uma nova bola no lugar onde a primeira bola se danificou.
Se a bola estoura ou se danifica em um momento em que não está em jogo (tiro inicial, tiro de meta, tiro de canto, tiro livre, tiro penal ou arremesso lateral):
a partida se reiniciará conforme às regras.
A bola não poderá ser trocada durante a partida sem a autorização do árbitro.
JOGADORES
A partida será jogada por duas equipes formadas por um máximo de 11 jogadores cada uma, dos quais um jogará como goleiro. A partida não se iniciará se uma das equipes tiver menos de sete jogadores.
COMPETIÇÕES OFICIAIS
Poderão ser utilizados como máximo, três (03) substitutos em qualquer partida de uma competição oficial jogada sob os auspícios da FIFA, das Confederações ou das Associações Nacionais.
O regulamento da competição deverá estipular quantos substitutos poderão ser designados, desde três (03) até um máximo de sete (07).
OUTRAS PARTIDAS
Em outras partidas poderão se utilizar como máximo, cinco substitutos sempre que:
as equipes em questão cheguem a um acordo sobre o número máximo;
o árbitro tenha sido informado antes do início da partida.
Caso o árbitro não tenha sido informado, ou não se tenha chegado a um acordo antes do início da partida, não se premitirão mais de três substitutos.
TODAS AS PARTIDAS
Em todas as partidas, os nomes dos substitutos deverão ser entregues ao árbitro antes do início da partida. Os substitutos que não tenham sido designados desta maneira, não poderão participar da partida.
Procedimento de substituição:
Para substituir-se a um jogador por um substituto, deverão ser observadas as seguintes condições:
o árbitro deverá ser informado da substituição proposta antes que esta seja efetuada;
o substituto não poderá entrar no campo de jogo até que o jogador o qual substituirá tenha abandonado o campo de jogo e recebido o sinal do árbitro;
o substituto entrará no campo de jogo unicamente pela linha central e durante uma interrupção do jogo;
uma substituição ficará consumada quando o substituto entra no campo de jogo;
a partir desse momento, o substituto se converte em jogador, e o jogador ao qual substitui deixa de ser jogador;
um jogador que tenha sido substituído não poderá participar mais da partida;
todos os substitutos estão submetidos à autoridade e jurisdição do árbitro, sejam chamados ou não a participar do jogo.
TROCA DE GOLEIRO
Qualquer um dos jogadores poderá trocar de posição com o goleiro, sempre que:
o árbitro tenha sido previamente informado;
a troca se efetue durante uma interrupção do jogo.
CONTRAVENÇÕES/SANÇÕES
Se um substitudo entra no campo de jogo sem a autorização do árbitro:
o jogo será interrompido;
o substituto receberá como sanção o cartão amarelo e a ordem para que saia do campo de jogo;
o jogo se reiniciará mediante bola ao chão no mesmo lugar que se encontrava quando o jogo foi interrompido.
Se um jogador trocar de posição com o goleiro sem a autorização prévia do árbitro:
o jogo continuará;
os jogadores em questão serão sancionados com o cartão amarelo, imediatamente depois da próxima interrupção do jogo.
PARA QUALQUER OUTRA INFRAÇÃO A REGRA
os jogadores serão sancionados com o cartão amarelo.
REINÍCIO DO JOGO
Se o árbitro interrompe o jogo para aplicar uma advertência:
a partida será reiniciada por meio de um tiro livre indireto, executado por um jogador da equipe contrária e do lugar onde a bola se encontrava no momento em que o jogo foi interrompido.
JOGADORES E SUBSTITUTOS EXPULSOS
Um jogador expulso antes do tiro inicial somente poderá ser substituído por um dos substitutos designados.
Um substituto designado expulso antes do tiro inicial ou depois do começo da partida, não poderá ser substituído.
O EQUIPAMENTO DOS JOGADORES
SEGURANÇA
Os jogadores não utilizarão nenhum equipamento nem levarão nenhum objeto que seja perigoso para eles mesmos ou para os demais jogadores (incluindo qualquer tipo de jóias).
EQUIPAMENTO BÁSICO
O equipamento básico obrigatório de um jogador será:
um jérsei ou camiseta;
calções - caso usem calções térmicos, estes deverão ter a cor principal dos calções do uniforme;
meias;
caneleiras;
calçados.
CANELEIRA
deverão estar abertas e cobertas completamente pelas meias;
deverão ser de um material apropriado (borracha, plástico ou material similar);
deverão proporcionar um grau razoável de proteção.
GOLEIROS
cada goleiro vestirá cores que o diferenciem dos demais jogadores, do árbitro e dos árbitros assistentes.
INFRAÇÕES/SANÇÕES
No caso de qualquer infração à presente Regra:
não será necessário interromper o jogo;
o árbitro ordenará ao jogador infrator que abandone o campo de jogo para que ponha em ordem seu equipamento;
o jogador sairá do campo de jogo na primeira ocasião em que a bola não esteja em jogo, a menos que o jogador então em falta, tenha posto em ordem seu equipamento;
todo jogador que tenha que abandonar o campo de jogo para pôr em ordem seu equipamento, não poderá retornar ao campo de jogo sem a autorização do árbitro;
o árbitro se certificará de que o equipamento do jogador está em ordem antes de permitir que o mesmo reingresse no campo de jogo;
o jogo só poderá reingressar no campo de jogo quando a bola não estiver em jogo.
Um jogador que tenha sido obrigado a abandonar o campo de jogo por infração a esta regra, e que entra (ou reingressa) ao campo de jogo sem a autorização do árbitro, será advertido e receberá o cartão amarelo.
REINÍCIO DO JOGO
Se o árbitro interrompe o jogo para advertir o infrator:
o jogo será reiniciado por meio de um tiro livre indireto executado por um jogador da equipe adversária, do lugar onde a bola se encontrava quando o árbitro interrompeu a partida